Análises Clínica

 

O que é?

Análises clínicas é um termo utilizado para designar exames que buscam estudar de forma aprofundada os diferentes componentes biológicos do organismo, como sangue, urina e fezes, por exemplo.

Além disso, o estudo de análises clínicas também pode envolver outras substâncias do corpo, como a saliva e o sêmen, pedaços de tecido removidos por conta de biópsias, líquido cefalorraquidiano e outros.

Esses materiais podem ser coletados em um laboratório médico especializado, em um hospital ou até mesmo na coleta domiciliar. No caso de tecidos retirados por meio de biópsia, a depender de sua localização, pode ser necessário realizar um procedimento cirúrgico para a retirada dessas amostras.

É recomendado que as análises clínicas sejam sempre analisadas por um médico, já que ele saberá interpretar o exame de forma correta, entendendo a realidade do organismo de cada paciente.

Quando fazer o exame?

Os exames são realizados com o objetivo de diagnosticar doenças e condições médicas diversas, além de servirem como um indicador de como anda a saúde do paciente.

Como é realizado o exame?

Assim que são coletadas, as amostras são encaminhadas para as análises clínicas. Elas são observadas em laboratório, analisadas com diferentes equipamentos laboratoriais e, então, o paciente recebe seus resultados.

Na maior parte dos casos, as análises clínicas chegam acompanhadas de números de referência chamados de “padrões” que servem para entender se o paciente está dentro de parâmetros normais e esperados ou se há algo alterado em seus exames laboratoriais.

Preparo

Para cada Análise existe uma forma de preparo ideal. Paciente deve fazer contato com a clínica e se informar sobre todos os detalhes em caso de dúvida.