Aplicação em Varizes e Espuma

 

O que é?

Popularmente conhecida como aplicação para varizes ou secagem de vasinhos, a escleroterapia é uma técnica médica utilizada para eliminar ou diminuir veias por meio da aplicação de uma substância chamada de esclerosante.

Essa substância causa uma irritação na parede da veia, o que provoca o seu endurecimento e posterior eliminação. Além de produzir excelente resultado estético, a escleroterapia também elimina o incômodo causado pelas varizes, como dores constantes e inchaço.

Embora seja menos frequente, o método também pode ser utilizado para o tratamento de veias dilatadas em outras regiões do corpo, como hemorroidas ou hidrocele.

Quando fazer o exame?

O tratamento pode ser utilizado em praticamente todos os casos de vasinhos e varizes que tanto incomodam as mulheres.

No entanto, como trata-se de um método invasivo e que só pode ser aplicado por um médico, é importante passar por uma consulta para que o profissional possa indicar a modalidade mais adequada para o seu caso e, se for o caso, iniciar a escleroterapia.

Como é realizado o exame?

A escleroterapia com glicose consiste na aplicação de uma injeção contendo uma solução de glicose a 50 ou 75% diretamente nas varizes, fazendo com que elas desapareçam por completo.

Na escleroterapia com espuma, o médico usa uma injeção para aplicar nas veias que estão alimentando os vasinhos uma substância esclerosante chamada de polidocanol.

O método é indicados para vasos e varizes de até 4 mm, mas não existem estudos suficientes que comprovem resultados efetivos em vasos de maior calibre. Nesses casos, pode ser necessária mais de uma aplicação na mesma variz, que pode não desaparecer por completo, ainda que tenha seu aspecto bastante amenizado.

Preparo

Para garantir que o procedimento seja bem sucedido, busque um médico de sua confiança, que atenda em uma clínica médica completa como a Especialmed, que conta com profissionais especializados e uma ótima estrutura para que a escleroterapia seja realizada com total segurança.

Durante a consulta, além de avaliar o seu histórico médico, o profissional irá realizar um exame físico completo para indicar a modalidade de escleroterapia mais indicada para o seu caso.