Biópsia

 

O que é?

A biópsia é um exame que consiste na retirada de uma pequeno nódulo suspeito, em qualquer parte do corpo, para realizar uma análise laboratorial. É um exame diagnóstico cujo objetivo é saber se nessa amostra há presença de câncer, outras doenças ou não.

Geralmente, é um exame simples que pode ser realizado em consultório médico, porém em alguns tipos de biópsia é necessário a remoção de órgãos, estas só devem ser feitas por um cirurgião.

Quando fazer o exame?

Quando são encontradas áreas anormais, é realizada uma biópsia, através de instrumentos que são colocados no endoscópio. Consiste na coleta de uma amostra de tecido retirado do esôfago, estômago ou duodeno. Essas amostras de tecido são retiradas e enviadas para uma análise anatomopatológica, que analisará a alteração e forma do tamanho das células para poder identificar células cancerígenas ou outras doenças, como a gastrite por H. pylori.

Como é realizado o exame?

O exame de biópsia consiste na retirada de tecido em diferentes partes do corpo para análise laboratorial. Entenda como funciona:

Pré-requisitos

Não há pré-requisitos para realizar o exame de biópsia. O paciente deverá estar no dia do exame com seu documento original com foto para abertura de ficha.

Preparo da Biópsia

O preparo do exame é passado durante o agendamento, pois as exigências variam de acordo com o tipo de biópsia que será feita.

Contraindicações

As contraindicações para o exame incluem: anemia, peritonite, ascite volumosa, obstruções biliares graves e derrame ou infecção subfrênica ou pleural à direita.

Tempo de duração

O procedimento geralmente é rápido e indolor, sem ser necessário ficar internado para realizar o exame.

Periodicidade do exame

A periodicidade do exame é definida por um médico especialista, pois pode ser usada tanto para diagnosticar uma doença quanto para acompanhar a evolução de alguma complicação existente.

Preparo

Para a realização deste procedimento é agendada junto a uma consulta com o médico responsável pelo procedimento, que avaliará a abordagem a ser seguida, realizará anamnese e possíveis contraindicações do exame.