
Dilatação Uretral
O que é?
É um tratamento de caráter ambulatorial, feito pela introdução de sondas e calibre progressivo na ureta. O objetivo desse método é tentar dilatar o tecido fibrótico da área estreitada, aumentando o diâmetro interno do canal uretal. O acompanhamento contínuo e a repetição da manobra visam estabilizar a correção. Isso é importante pois o tecido cicatricial tende a se contrair, sendo necessárias sessões repetidas para um resultado duradouro. O tratamento pode ser empregado como forma de tratamento inicial em estenoses curtas e leves, ou mesmo no período pós-cirúrgico para estabilização do segmento operado.
- Conheça nossos convênios
Quando fazer o exame?
O primeiro sintoma é a redução do jato urinário, com dificuldade, esforço miccional, gotejamento e sensação de esvaziamento incompleto. É comum apresentar jato espalhado (e não linear, como é o esperado), incontinência urinária.
Os casos mais severos podem evoluir com retenção urinária aguda, tratando-se de uma urgência urológica e necessitando de avaliação especializada.
Uma das principais consequências da estenose de uretra, além do quadro clínico, é a conhecida “bexiga de esforço”. Essa alteração refere-se a uma sobrecarga de trabalho da bexiga, que se contrai além do usual, com o intuito de eliminar a urina através da estenose. Isso, inicialmente, trata-se de uma adaptação da bexiga ao canal estreito, porém sabe-se que esta adaptação surte efeito apenas temporariamente. A longo prazo, a bexiga começa e ficar menos efetiva e com menor força de contração, o que pode trazer consequências permanentes ao paciente.
Outra consequência que pode ocorrer é o surgimento de infecções de repetição, em virtude do constante resíduo urinário pós miccional. Essas infecções podem surgir em qualquer parte do trato urinário, causando as prostatites, orquites (infecção nos testículos) e até mesmo pielonefrites (infecção nos rins, que podem ser potencialmente graves).
Como é realizado o exame?
Sob anestesia local, sondas especiais de diâmetro progressivo são introduzidas, uma a uma, vencendo a área estreitada e dilatando a passagem, Dependendo da situação e da dificuldade de dilatação, uma sonda uretal pode ser deixada por alguns dias.
Preparo
A preparação para o exame, realizado em contexto de consulta, é relativamente simples. Em alguns casos específicos pode estar indicado que seja realizada a medicação com antibiótico antes ou imediatamente após o exame.