Hidrocele – Punção

 

O que é?

A hidrocele é definida como o acúmulo de líquido seroso no interior da túnica vaginal do testículo unilateralmente ou bilateral, normalmente com evolução crônica (vai aumentando com o passar dos meses) em adultos. Acometendo normalmente indivíduos com idade superior a 40 anos.

Quando fazer o exame?

A Hidrocele infelizmente é uma doença que só pode ser examinada, depois de aparente. Raros são os casos onde a identificação pode ser feita antes. Três especialidades diferentes podem diagnosticar e encaminhar para o tratamento da doença:

Clínico Geral;
Urologista;
Pediatra (para diagnósticos em bebês).

Como é realizado o exame?

O diagnóstico de hidrocele é feito pelo médico urologista através da história clínica (anamnese) e exame físico. Confirmado por exames complementares.

A – História clínica:

Aumento progressivo e indolor de um dos testículos ao longo dos meses. Podendo causar dor e desconforto ao andar. Também pode prejudicar qualidade de vida, autoestima e desempenho sexual do paciente com hidrocele de grande volume.

B – Exame físico:

• Inspeção e palpação da região escrotal.

• Transluminação testicular, que consiste em iluminar o testículo com luz forte e olhar presença ou ausência de líquidos aumentados na bolsa escrotal, o que auxilia a diferenciar a hidrocele de massas escrotais sólidas, hérnia inguino-escrotal ou hematocele.

Preparo

Jejum de 8 horas, em caso de necessidade de exame sanguíneo.