Mapa – 24h

 

O que é?

MAPA é uma sigla para Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. Isso significa que o exame é uma forma de aferir a pressão arterial de um paciente, para monitorar oscilações e picos que podem indicar hipertensão.

O exame geralmente é feito durante 24 horas, para que o médico tenha dados da pressão arterial do paciente enquanto dorme e enquanto executa suas tarefas diárias. O MAPA é um exame indolor, que conta com um pequeno aparelho eletrônico automático, que vai fazer várias medições da pressão ao longo do dia. Ele é acoplado à uma braçadeira – também chamada de manguito – que fica presa por velcro no braço do paciente e é inflada pelo aparelho a cada medição.

Normalmente, o braço escolhido para colocar a braçadeira é o não-dominante, para não atrapalhar nas atividades da rotina do paciente. O medidor eletrônico pode ser levado no bolso ou mesmo na cintura, preso por uma fivela no cinto, por exemplo.

Importante: muitas pessoas confundem o MAPA com outro exame, o Holter. O Holter é um exame de monitoramento cardíaco, para avaliar e identificar arritmias, não tem relação alguma com o monitoramento da pressão arterial. Ele funciona como um eletrocardiograma portátil, com eletrodos presos ao peito do paciente e um pequeno monitor digital. De forma semelhante ao MAPA, o Holter também monitora o paciente por 24 horas.

Quando fazer o exame?

Geralmente, o exame é indicado quando o paciente apresenta suspeita de um dos seguintes distúrbios:
  1. Hipertensão arterial do avental branco, em que a pressão se eleva apenas no consultório;
  2. Hipertensão mascarada, quando a pressão arterial se mantém normalizada no consultório e elevada fora dele.
O exame também é recomendado para avaliar se o tratamento anti-hipertensivo está surtindo o efeito desejado ao longo do dia e da noite.
Além disso, permite entender determinados sintomas, principalmente os relacionados à hipotensão (pressão baixa), que são:
  • Batimento cardíaco rápido ou irregular;
  • Visão embaçada;
  • Fraqueza;
  • Náusea e vômito;
  • Fadiga;
  • Pele fria e pegajosa.

Como é realizado o exame?

A braçadeira é colocada no braço do paciente e será inflada automaticamente ao longo das 24 horas, aferindo a pressão e registrando a medição no aparelho, inclusive durante o sono.

Enquanto estiver com o aparelho, o paciente não poderá tomar banho ou usar roupas apertadas, pois a braçadeira não pode ser retirada e qualquer pressão nos braços pode alterar a leitura do medidor.

O exame deve ser feito em um dia normal da vida da pessoa, sem acontecimentos especiais, para que se possa fazer uma avaliação fiel da pressão arterial. Por isso, não é necessário mudar nada na rotina, inclusive o uso de medicamentos, que deve ser mantido. O exame não pode ser feito em dias de festa, viagens ou outros momentos desse tipo.

Não é indicado consumir substâncias estimulantes, como açúcar, cafeína, cigarros e álcool. Elas podem interferir na pressão arterial e mascarar os resultados do exame.

Preparo

A pessoa pode fazer as suas atividades diárias normais durante o exame MAPA, no entanto, alguns cuidados importantes devem ser seguidos, como:

  • Evitar que o tubo da braçadeira fique torcido ou dobrado;
  • Não fazer exercícios físicos pesados;
  • Não tomar banho;
  • Não desinsuflar o manguito manualmente.

Durante o período que a pessoa estiver dormindo não deve deitar em cima da braçadeira e o monitor pode ser colocado embaixo do travesseiro. Além disso, também é importante que, caso a pessoa tome algum remédio, anote no diário ou caderno, o nome do medicamento e o horário em que o ingeriu, para depois mostrar ao médico.