Mapeamento Cerebral

 

O que é?

O exame de Mapeamento Cerebral é também chamado de EEG Quantitativo.  Este exame é uma extensão do EEG convencional. A diferença é que no Mapeamento Cerebral é feita uma análise computadorizada dos sinais cerebrais gravados, transformando-os em dados numéricos que são dispostos em tabelas e gráficos. Com o Mapeamento Cerebral é possível definir com mais precisão a área do cérebro que não está em bom funcionamento, seja por um tumor, um AVC (derrame) ou epilepsia. Com este exame, também é possível acompanhar evolutivamente alguns casos de doenças degenerativas cerebrais.

Quando fazer o exame?

É um exame indicado para doenças que possam comprometer ou alterar a atividade elétrica cerebral como:

● Epilepsias e crises epilépticas;

● Avaliação de atrasos de desenvolvimento em crianças;

● Dificuldade escolar;

● Avaliação de transtornos comportamentais ou movimentos atípicos de alguma parte do corpo;

● Investigação de Cefaleia, Tonturas, Amnésia, Desmaios;

● Controle de demências;

● Avaliação e controle de quadros confusionais, coma e morte cerebral.

Como é realizado o exame?

Os eletrodos são colocados em diversos pontos pré-definidos na cabeça. Antes de sua colocação, é necessário separar o cabelo com um pente e presilhas e depois medir alguns pontos com uma fita métrica. Os eletrodos são fixados na pele com uma pasta adesiva que serve para aderência do eletrodo e para facilitar a transmissão dos sinais vindos do cérebro. Esta pasta é facilmente removida com os dedos e, às vezes, com um pouco de água. O exame é indolor.

O exame pode ser feito com o paciente acordado, dormindo ou em coma. O exame dura em média 40 minutos, sendo 20 minutos para o preparo da cabeça e montagem dos eletrodos e 20 minutos para o registro. Durante o registro, o técnico vai proceder com algumas provas que chamamos de ativação, que consiste de abertura e fechamento dos olhos, hiperventilação (respirar mais rápido que o habitual) e fotoestimulação (flashes de luz sobre os olhos).

Outros métodos de ativação podem ser usados como: privação do sono (dormir menos que o habitual), marcar exame em horários específicos, estimulação auditiva, suspensão de algumas medicações.
Para realização do exame em criança pode ser preciso o uso de algumas medicações para induzir o sono. Estas medicações são indicadas pelo médico presente no dia do exame, variando de acordo com o peso, a suspeita clínica e outras características do paciente.

Preparo

No dia anterior ao exame eletroencefalograma com mapeamento cerebral o paciente deve lavar a cabeça com sabão de coco, não usar condicionador nem cremes.

É importante levar consigo todos os medicamentos que usa e exames antigos para serem utilizados interpretação do EEG com mapeamento.

Existem situações em que a privação do sono antes do exame se faz necessária e o seu médico pode decidir isso.

O uso de estimulantes como cafeína, fumo, drogas, álcool deve ser evitado para não interferir no exame.

O uso de mega-hair e curativos no couro cabeludo irão dificultar a realização de um exame de EEG de qualidade.