Ultrassonografia Geral e 4D

 

O que é?

A ecografia ou ultrassonografia é um método de diagnóstico por imagem fácil, rápido e indolor, baseado na emissão e na captação de ondas sonoras e sem efeitos colaterais prejudiciais à saúde do paciente. Por essas características, o ultrassom pode ser realizado em pacientes delicados, como crianças e idosos, bem como em pacientes com alguma deficiência. Trata-se então, de um exame de diagnóstico não invasivo e de fácil realização que não exige a imobilidade do paciente e permite, assim, avaliação de estruturas em movimento. Podem ser realizados exames de ultrassonografia, diagnosticando e prevenindo futuros problemas de saúde, inclusive na prevenção do câncer em diversos órgãos.

Quando fazer o exame?

A ultrassonografia é indicada para:
• Diagnosticar a gravidez;
• Avaliar o desenvolvimento do feto;
• Diagnosticar doenças do útero, trompas, ovários;
• Visualizar as estruturas dos músculos, articulações e tendões;
• Para visualizar qualquer outra estrutura do corpo humano.

Como é realizado o exame?

O exame de ultrassom é feito por um técnico em radiologia ou pelo próprio médico, e em seguida é analisado por um especialista.

O aparelho de ultrassom é posicionado no corpo humano de acordo com a região que deve ser analisada.

Durante o exame é manuseado uma sonda transdutor sob a pele ou cavidades com o auxílio de um condutor que é um gel à base de água, e as imagens são formadas simultaneamente na tela do aparelho.

Curiosidade: O uso do gel é importante para uma boa realização do exame, pois evita bolsas de ar, que podem bloquear as ondas sonoras, responsáveis pela criação das imagens.

Após as imagens dinâmica serem captadas, a pessoa responsável pelo exame seleciona as que melhor representam a área do corpo que está sendo analisada. O exame tem a duração de 30 minutos a uma hora, em média.

Lembrando que cada tipo de ultrassom necessita de um preparo específico. Por isso sempre siga as recomendações médicas.

Preparo

Nenhum preparo especial é necessário. Entretanto evitar de usar cremes no abdome e ingerir bastante líquido nas 24 horas que antecedem o exame pode ajudar a obter imagens melhores.