Videonasolaringoscopia

 

O que é?

A videolaringoscopia é um exame realizado no consultório por um otorrinolaringologista, com o objetivo de visualizar a cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e Pregas vocais.  É indolor, feito com anestesia local na forma de spray, caso o paciente tenha muita náusea.

Quando fazer o exame?

– Em casos de Rouquidão ou disfonia persistente;

– Tosse crônica ou com sangue;

– Dificuldade ou dor para engolir;

– Refluxo gastresofágico;

– Sensação de algo parado na garganta.

– Pacientes com antecedentes familiares de câncer de cabeça e pescoço; Tabagistas crônicos; Recém-nascidos com dificuldade respiratória e ruídos durante a respiração;

– para avaliação de candidatos em concursos públicos.

Além disso, a videolaringoscopia permite a retirada de corpos estranhos localizados na garganta, ex espinho de peixe.

Permite o diagnóstico e controle da evolução de algumas patologias como laringites, nódulos vocais, pólipos vocais, edema, cistos, sulcos leucoplasias, paralisias, papilomatose laríngea e neoplasias.

Como é realizado o exame?

O exame é realizado com um endoscópio acoplado a um sistema de vídeo que permite  registro das imagens. A voz e a imagem são gravadas em DVD, servindo para diagnóstico, acompanhamento e constatação da cura das mais diversas doenças da região. O exame e realizado com o paciente sentado confortavelmente com a Introducao do endoscópio na cavidade oral, para avaliar toda a região. Em adultos e crianças intolerante utiliza-se o nasofibroscópio flexível.

Preparo

– Jejum de 2 a 3 horas, inclusive de água.